CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Constelação Sistêmica Familiar  – te convida a virar o espelho e olhar para a sua alma, através de uma metodologia de trabalho terapêutico transgeracional que objetiva desemaranhar dificuldades e padrões negativos de relacionamentos que levamos inconscientemente do nosso sistema familiar,onde, por mais amor que tenhamos,há uma desordem instalada no tecido sistêmico familiar!

As CF te auxiliam na reconfiguração uma nova ordem, uma nova corrente para que o amor possa fluir dentro de você. Assim, os nossos vínculos passa a ser prósperos e nos conduzir a realização pessoal. Enfim, é uma filosofia aplicada, cujos efeitos muitas vezes são profundamente terapêuticos e é baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger.

  • Inúmeras pesquisas cientificas na área da biologia e da física, confirmam e provam a existência desse campo fenomenológico que conecta tudo e todos.
  • Na neurologia, já há comprovação de que traumas dos ancestrais são passados para as novas gerações.
  • Na psicologia, há muito se sabe, que seja pela herança ancestral, fidelidade ao grupo ao qual pertence ou por questões de sobrevivência, o ser humano tende a repetir padrões de comportamentos e crenças conscientes ou não que atuam bloqueando o seu desenvolvimento saudável.

COMO FUNCIONA?

O alemão Bert Hellinger percebeu que num trabalho em grupo, ao colocar pessoas para representar membros de uma família ou questões especificas do grupo social do cliente, mesmo que não conhecesse nada desse cliente, elas se movimentavam e mostravam reações reveladoras fenomenológicas. Os movimentos que surgem numa CF,remontam a origem do problema e apontam para a reconciliação possível naquele momento.

 

Ou seja, entrar no mundo das Constelações Familiares é como empreender uma aventura, utilizando a alma como um veículo que te levará a lugares remotos de seu inconsciente e te conectará a  ancestrais que se encontra irremediavelmente unido graças a essa lealdade invisível que tens com o seu sistema.

Como o ser humano se encontra imerso em várias estruturas começando pelo seu próprio corpo. Destarte, cada país,organização ou tribo forma um sistema integrado entre si,de forma tal que  cada um cumpre uma função para a outra.Mas,de todos os sistemas que você  participa,o que mais te influencia,sem dúvida alguma,é a família.

Esta, como qualquer outra organização, tem suas próprias regras para poder funcionar corretamente. De modo, que se não respeitadas, se transformarão inexoravelmente em um assunto complexo e doloroso que necessitará ser olhado e ordenado.

“Cada tragédia familiar descansa sobre uma transgressão de leis que regem o sistema”(Berth Hellinger).

Então, as Constelações familiares tem o propósito de liberar o indivíduo de seus:

  • Medos
  • Carências,
  • Destinos difíceis,
  • Traumas,
  • Enfermidades,
  • Relações problemáticas entre outras.

Todas essas tensões do presente, que tem sua origem real no passado e na repetição de conflitos, comportamentos e acontecimentos da história familiar. Neste sentido, é importante lembrar que todos os sistemas humanos se regem por três LEIS básicas chamadas: ”Ordens do Amor” – Bert Hellinger.

A primeira delas é o direito de PERTENCER.

Todos os membros da família tem o direito de pertencer ao sistema.Se algum é excluído,outro membro tomará seu lugar,repetindo seu destino.Todos pertencem.

A segunda ordem é a HIERARQUIA.

Os que chegaram primeiro tem precedência, estão por cima dos que chegaram depois. Inclusive, o casal, chegou antes dos filhos.

Sem ordem não há harmonia.

E por último, temos o EQUILÍBRIO.

Na relação com os nossos pais, só podemos aproximar o equilíbrio dando aos nossos filhos e a comunidade um pouco do que nos deram aqueles que nos presentearam com a VIDA.

Enquanto aos casais só com a igualdade e o equilíbrio entre o dar e o receber, podemos garantir uma relação saudável.

“O único relacionamento possível não é a simbiose de dois egos infantis, mas sim a colaboração de duas consciências livres” (Alexandro Jodorowsky)

Em resumo, a alma familiar tem como único objetivo manter o sistema completo. Preservar sua integridade e assegurar a inclusão de todos os seus membros. E é as Constelações Familiares o caminho idôneo para alcançar o movimento a uma consciência maior que inclui, integra e reconcilia os diferentes membros da família. Mas para que isso seja possível, necessitará voltar atrás, ver e fixar as explicações durante uma Constelação Sistêmica Familiar.

E se você pudesse manter tudo o que sabe e apenas adicionasse coisas novas que funcionam para você?


© 2018 Betânia Catão. Todos os direitos reservados. | Criado por Maestria Agência Digital